Com o isolamento social e as aulas sendo realizadas com a mediação da tecnologia, é essencial incluir as metodologias ativas nos planos de aulas.
Uma aula mediada pela tecnologia é muito diferenciada da aula presencial. Na aula presencial, a interatividade está muito presente, sendo diferenciada em suportes digitais; por isso, é importante adotar metodologias diferenciadas, como as aprendizagens ativas que abordam resolução de problemas, sala de aula invertida, design thinking, entre outras.
Os modelos visam tirar o aluno da passividade e trazê-lo para o centro do processo de aprendizagem, para que exerça um papel ativo e de protagonismo na construção da sua aprendizagem. Mesmo diante de suportes digitais é possível incluir as metodologias ativas para as aulas.
Saiba Mais: Como as metodologias ativas contribuem para o processo de aprendizagem
Para replicar
As modalidades de metodologias ativas diferem quanto à estrutura e abordagem, para propiciar a colaboração e a participação, estimulando a criatividade e a inventividade para resolver problemas reais, produzir conteúdo e realizar atividades, como participar de um debate por chat, vencer etapas de um jogo, em que os estudantes se envolvem com a construção das atividades, tornando-os pertencentes e aprendendo de maneira significativa.
Sala de Aula Invertida
A sala de aula invertida permite que o estudante tenha acesso ao conteúdo de maneira antecipada, utilizando as aulas para enriquecer debates e aprofundar o conhecimento. Neste momento, é importante trabalhar com a sala de aula invertida, para otimizar e potencializar as aulas. Podem ser encaminhados aos estudantes textos de diferentes gêneros textuais, podcasts, vídeos curtos, filmes, para que no momento da aula, possam ser retomados os pontos do conteúdo estudado, utilizando-os no desenvolvimento das atividades.
Contextualize
Para os estudantes é essencial contextualizar o disparador, o tema ou as habilidades a serem trabalhados, aguçando com perguntas norteadoras que os levarão a buscar por resoluções de problemas, em que podem ser usadas atividades “mão na massa”, mapas mentais e estratégias como design thinking, para que os estudantes possam idealizar as soluções e com saídas criativas; os conteúdos podem ser postados em ambientes virtuais, como grupos de WhatsApp, Telegram, chats de plataformas de interação como Hangouts, Zoom e Teams.
Metodologia ativa na abordagem dos conteúdos
A implementação das metodologias ativas exige um novo olhar do educador, que se torna um mediador e estimula a curiosidade e o pensamento crítico. Assim, na abordagem de um conteúdo, ele pode direcionar o grupo de estudantes, desafiando-os a resolver um problema em colaboração.
A ferramenta Zoom permite que você agrupe os estudantes em salas de estudo para que conversem sobre um assunto em grupos menores; desta maneira, é possível trabalhar a metodologia ativa entre pares e entre times para encontrar soluções em grupo.
Cada situação requer uma abordagem diferenciada que pode ser construída com aulas mediadas por tecnologia. E você, querido professor, como tem trabalhado com as metodologias ativas nas aulas mediadas por tecnologia? Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar práticas docentes.
Um abraço,