Coluna Educação Inovadora

Experiência mão na massa para você se inspirar

O movimento maker propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer” que, aplicado ao ambiente escolar, tem como objetivo promover e estimular a criação, a investigação e a resolução de problemas dos estudantes, proporcionando a pensar fora da caixa ao resolver problemas, conectando ideias desconectadas, usando ao máximo qualquer tipo de recurso. Uma oportunidade de reinventar e inovar a educação!

A cultura maker possibilita que aprendizagem ocorra em forma de experimentação, ao vivenciar a aprendizagem, através das metodologias ativas, que busca tirar o aluno da passividade e trazê-lo para o centro do processo de aprendizagem.

E por onde começar?

A chave para o sucesso na implementação de um projeto inovador é criar um ambiente que permita a participação dos atores envolvidos, para que conheçam e possam contribuir, dando-lhes a sensação de pertencimento e de autoria.

Para colocar a mão na massa, trouxemos a experiência do professor André Cardoso, da escola EFFM Dom Helder Câmara e fundador da startup Robótica com Sucata, de Fortaleza/CE para você replicar em suas aulas. Confira abaixo o passo-a-passo produzido pelo professor André:

Estoura Balão

O estoura balão é uma prática fundamental para a etapa final de eletrônica básica, migrando para a etapa de programação e robótica aplicada. O estoura balão é um veículo de diversão lúdica que utiliza motores e um controle com chaves inversoras de corrente para promover uma disputa saudável e divertida entre dois robôs para estourar o balão do oponente. Reúne os conteúdos do STEAM: matemática, física, engenharia, ciência e artes e da cultura maker.

Materiais e recursos

  • 1 papelão 50 cm x 50 cm
  • 1 palito de churrasco
  • 1 canudo de papel com diâmetro de 6 mm
  • 1 recipiente de desodorante roll-on
  • 2 tachinhas com alfinetes
  • 1 pacote de balões de festas
  • 4 tampinhas plásticas de óleo de carro (usar um pedaço de passadeira de borracha para dar aderência)
  • 2 motores dc’s 6V com caixa de redução
  • 2 m de fios para cada pino do moto (total de 4 m)
  • 2 minichaves interruptoras 12V 3A
  • 2 terminais, bateria 9v 240~450mA, com adaptador

Ferramentas

  • Pistola de silicone com a barrinha; serrinha; estilete; tesoura; régua e cola instantânea.

Procedimento

Faça um molde do estoura balão, tendo como base a estrutura da fig.

1. Esta figura tem 15 cm (comprimento) x 10 cm (largura) x 8 cm (altura). Você pode substituir por qualquer molde retangular de papelão. O importante é que tenha a dimensão correta.

2. Colar os motores com caixa de redução com rodas em cada extremidade final em cada ponta (Fig. 1 – letra a).

3. Corte o desodorante roll-on no gargalo (5 cm). Colar na extremidade frontal, 3 cm antes da ponta (Fig. 1 – letra b).

4. Soldar os 4 fios do cabo em cada motor e a outra extremidade do cabo no controle (Fig. 1 – letra c).

5. Faça o suporte das tachinhas em um suporte de papelão com um quadrado de 5 cm (Fig. 1 – letra d).

6. Para o controle, vamos utilizar um recipiente de margarina, no qual vamos colocar as minichaves interruptoras; nestes componentes existem 6 pinos, e para fazer a alternância de corrente, deve-se soldar em X nas duas extremidades da frente com as de trás. Os pinos centrais são colocados para bateria (fig. 2).

7. Colocar na parte de fora (Fig. 1 – letra e) uma boca de garrafa pet para ser o suporte do balão. Furar a tampinha da garrafa, encher um balão, passar por dentro da tampinha e enroscar na boca da garrafa pet, que será o suporte do balão (fig. 3).

Figura 1. Molde para o Estoura Balão.
Figura 2. Chave inversora de corrente demonstrando como devemos soldar os fios (solda em X).
Figura 3. Montagem do suporte do balão.

E você querido professor gostou desta experiência?! Não deixe de realiza-la com a turma.

Um abraço,

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).