Coluna Educação Inovadora

SAEB: como as tecnologias podem contribuir com a aprendizagem

Recentemente a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura  (Unesco) divulgou um relatório sobre o risco da utilização do aparelho celular em sala de aula, alertando para possíveis distrações dos estudantes e o uso sem foco na aprendizagem. Além disso, o relatório trouxe um panorama alarmante sobre a ausência de evidências para o impacto positivo da tecnologia dentro da educação, desigualdade de acesso entre os estudantes, avanço repentino nas mudanças tecnológicas e a necessidade de adaptação da educação, oferta de conteúdo on-line sem regulamentação dos controle de qualidade e ou diversidade.

Dentro desse cenário, temos a oportunidade, como diz o ditado popular, de pegar esse limão e transformar em uma boa limonada, permitindo que usemos as tecnologias a serviço da educação e diversificando estratégias de aprendizagem.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um exemplo de como as tecnologias podem contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Saeb é uma avaliação aplicada a estudantes do ensino fundamental e médio no Brasil, com o objetivo de medir a qualidade da educação ofertada nas unidades escolares, além de ofertar subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas públicas educacionais com base em evidências. Ao longo dos anos, o Saeb tem incorporado o uso de tecnologias em suas avaliações, o que tem trazido benefícios significativos para o processo de aprendizagem dos estudantes.

Tecnologia educacional como estratégia de aprendizagem

Uma das formas como as tecnologias têm contribuído com as estratégias de aprendizagem no Saeb é através da aplicação de provas digitais. Essa modalidade de avaliação permite que os estudantes realizem as provas em aparatos tecnológicos, o que traz uma série de vantagens. Além de tornar o processo mais dinâmico e interativo, as provas digitais permitem a utilização de recursos multimídia, como vídeos e áudios, que podem enriquecer a experiência de aprendizagem.

Outra forma é através do uso de plataformas on-line de ensino. Essas plataformas permitem que os estudantes tenham acesso a conteúdos de forma personalizada e adaptada às necessidades individuais. Além disso, as plataformas oferecem recursos interativos, como jogos gamificados e exercícios, que tornam o processo atrativo e envolvente.

As tecnologias também têm contribuído com as estratégias de aprendizagem no Saeb através do uso de softwares de análise de dados. Esses softwares permitem que os gestores educacionais tenham acesso a informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes, o que possibilita a identificação de pontos sensíveis, além da implementação de ações corretivas. Dessa forma, as tecnologias auxiliam no desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficientes e direcionadas às necessidades específicas dos estudantes.

Para levar à sala de aula

Como vimos, a tecnologia pode ser uma boa aliada a esse processo por desempenhar um papel fundamental no aumento do SAEB por meio de várias estratégias. Elencamos abaixo algumas delas, para que você possa levar a sala de aula.

Plataformas de aprendizagem

O uso de plataformas de aprendizagem online, a exemplo do moodle, pode ajudar os estudantes a terem acesso a recursos educacionais, como vídeos, jogos interativos, exercícios e materiais didáticos. Essas plataformas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades individuais dos estudantes, permitindo que eles aprendam no seu próprio ritmo.

Aplicativos educacionais

Existem muitos aplicativos educacionais disponíveis que podem ajudar os estudantes a praticar habilidades específicas, como matemática, leitura e escrita. Esses aplicativos podem ser usados tanto em sala de aula quanto em casa, permitindo que os estudantes pratiquem e reforcem o que aprenderam. Alguns deles são o Matific e Khan Academy.

Ensino híbrido

O ensino híbrido combina o uso da tecnologia com o ensino presencial. Os estudantes podem ter acesso a recursos online para complementar as aulas presenciais, permitindo que eles revisem o conteúdo, façam atividades extras e recebam feedback imediato. Isso pode ajudar a reforçar o aprendizado e melhorar o desempenho dos estudantes no SAEB.

Uso de dados e análise

A tecnologia pode ser usada para coletar e analisar dados sobre o desempenho dos estudantes. Isso pode ajudar os professores a identificar áreas de dificuldade e adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos discentes. Além disso, os dados podem ser usados para monitorar o progresso dos estudantes ao longo do tempo e identificar tendências e padrões que possam ajudar a melhorar o desempenho no SAEB.

Acesso à informação

A tecnologia permite que os estudantes tenham acesso a uma ampla gama de informações e recursos educacionais. Isso inclui acesso a livros digitais, artigos, vídeos educativos, simulações e outros. Com acesso a uma variedade de recursos, os estudantes podem expandir seus conhecimentos e aprofundar seu aprendizado, o que pode contribuir para um melhor desempenho no SAEB.

Comunicação e colaboração

A tecnologia também facilita a comunicação e colaboração entre estudantes, professores e pais. Plataformas de comunicação online, como e-mails, mensagens instantâneas e fóruns de discussão, permitem que os estudantes tirem dúvidas, compartilhem ideias e trabalhem juntos em projetos. Isso promove a interação e o engajamento, o que pode ter um impacto positivo no seu desempenho escolar.

Avaliação adaptativa

A tecnologia pode ser usada para criar avaliações adaptativas, que se ajustam ao nível de habilidade e conhecimento do aluno. Essas avaliações podem fornecer feedback imediato e personalizado, permitindo que os estudantes identifiquem suas áreas de força e fraqueza. Isso pode ajudá-los a direcionar seus esforços de estudo e melhorar seu desempenho no SAEB.

Em resumo, o uso estratégico da tecnologia na educação pode contribuir para o aumento do SAEB. Isso porque fornece acesso a recursos educacionais diversificados, personaliza o aprendizado, coleta e analisa dados, além de fornecer avaliações adaptativas. Ao integrar a tecnologia de forma eficaz, é possível melhorar o desempenho estudantes na busca por uma educação de qualidade e equidade.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).