Autores ModernaMarcos Ribeiro

Quando a conversa sobre gênero conversa com as disciplinas curriculares

Entendemos este trabalho através da interdisciplinaridade como uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si.

A interdisciplinaridade pode integrar-se em outras áreas específicas permitindo, com isso, recursos ampliados e uma discussão dinâmica, através de diferentes olhares sobre um mesmo tema. E, nesse sentido, você, professor(a), pode realizar a conversa sobre sexualidade e gênero com os(as) alunos(as).

  • Português

Objetivo:

Aprender sobre a equidade de gênero através de brincadeiras e jogos infantis e o que a cultura espera dos papéis sociais atribuídos a meninos e meninas.

Conteúdo:

Interpretação de texto sobre as “brincadeiras de meninos e meninas”; construção de histórias em quadrinhos a partir do que é considerado “coisa de menino” e “coisa de menina” e produção textual sobre o tema a partir da leitura de um livro.

Estratégia:

Discussão circular a partir da leitura do livro Menino brinca de boneca?, de Marcos Ribeiro, Editora Moderna.

Recursos:

Exemplar do livro Menino brinca de boneca?, folhas de papel A4 para a produção das revistas e textos para dramatização, caneta hidrocor de várias cores.

  • Ciências

Objetivo:

Reconhecer as diferenças entre o corpo de homens e mulheres e a importância dos cuidados de higiene.

Conteúdo:

Corpo humano, diferenças físicas entre homens (meninos) e mulheres (meninas), higiene.

Estratégia:

Após o desenho do contorno do corpo humano em duas folhas de papel pardo, descrever os órgãos sexuais e as diferenças de homens e mulheres. Para cada desenho – de um homem e uma mulher –, o professor pode sugerir que deem aos personagens: nome, profissão, estado civil e o que mais desejarem.

Recursos:

Folhas de papel pardo; caneta hidrocor de várias cores; fita crepe ou durex.

  • História

Objetivo:

Conhecer a mudança do vestuário masculino e feminino do Brasil colônia até os dias de hoje, entendendo as influências históricas de cada época.

Conteúdo:

A história do Brasil colônia até os dias de hoje: a mudança do vestuário de homens e mulheres com as influências históricas de cada época.

Estratégia:

Pesquisa em livros e internet sobre a diferença do vestuário de homens e mulheres em diferentes períodos da história, criação de um painel em ordem cronológica com cada grupo responsável por um período.

Recursos:

Livros, computador com acesso à internet e impressora, uma folha grande de papel pardo, folhas de papel A4, caneta hidrocor de várias cores, cola.

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Marcos Ribeiro, educador e palestrante, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual na Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduado em “Educação Infantil e Desenvolvimento” e em “Sexualidade” pela UCAM. Escritor premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 20 livros editados e quase duas dezenas de artigos publicados. Parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ministério da Educação e consultor em educação sexual, com trabalhos realizados para a John Hopkins University (EUA), Unesco, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Ministérios da Saúde e Educação, Secretarias de Educação e Saúde, entre outras. Docente e coordenador de série no programa Salto para o Futuro, programa da TV Escola, canal educativo do MEC. Consultor para peças de teatro, tem colunas em revistas e jornais e programas de TV. Já teve um livro adaptado para o teatro e outro para um vídeo em Cabo Verde (África). Consultor da Comissão da Mulher, OAB-RJ e detentor da Medalha Tiradentes, maior comenda entregue a uma personalidade pelo Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.