Coluna Olhares

Planejamento: Instrumentos para facilitar e organizar o dia a dia em sala de aula

Além de se prever quais conteúdos e habilidades do currículo serão desenvolvidos no ano letivo, no planejamento também precisamos pensar sobre quais são os recursos e instrumentos que podem facilitar e organizar o nosso trabalho em sala de aula, de forma a potencializar a aprendizagem e atender as necessidades de todos os estudantes, otimizar o tempo e dar mais qualidade a nossa prática pedagógica.

Compartilho com vocês alguns desses recursos e instrumentos que faço uso em sala de aula, que apoiam, facilitam e fazem a diferença em meu trabalho como professora.

Mural digital: Organização, registro e aplicação do plano de aula.

Na educação, os dias de hoje são tão corridos, com tantas demandas a serem atendidas, por isso além de fundamental é muito bom em sala de aula, termos acesso aos conteúdos e recursos que serão utilizados seja no planejamento, ou em aula, todos organizados e agrupados em um só lugar. Uma ferramenta que permite essa organização é o mural digital. Há vários deles disponíveis, em versões gratuitas, na Internet. Aqui, sugiro o uso do Padlet, que normalmente é usado como ferramenta para criar experiências colaborativas de aprendizagem para e com os alunos, mas pode ser utilizado também para organizar a rotina do professor, com registro dos conteúdos, links, atividades e tudo mais que envolve o desenvolvimento de uma aula. Assim, costumo usar o Mural do Padlet em dois momentos e formatos distintos:

  • Para planejar a aula, onde coloco em cada coluna disponibilizada pela ferramenta, tudo o que irei usar em seu desenvolvimento, sejam vídeos, textos, links para sites e aplicativos e etc., colocando também em uma delas os objetivos e habilidades selecionadas. Até visualmente, ao montar a aula nas colunas, é possível ter uma visão mais ampla e clara de tudo o foi pensado. Uma boa dica nesse sentido é seguir no planejamento das aulas, um modelo com o que preencher em cada coluna, por exemplo: objetivo e habilidades selecionadas; temática e conteúdos da aula; recursos( em diferentes práticas de linguagem); pontos de atenção ( o que considerar e ficar atento na aplicação); atividades propostas; avaliação e etc. Na opção gratuita, o Padlet, oferece três murais gratuitos, mas é possível arquivá-los depois do uso e até fazer download em PDF.
  • O outro uso do mural digital é na aula propriamente dita, com os alunos. No planejamento e nos preparativos da aula, já deixo criado o passo a passo da aula, em cada coluna. Neles estão a apresentação do tema da aula e o que vamos aprender; a pergunta disparadora que dá início a reflexão e estudo; todos os materiais de referência e apoio ao estudo; as atividades (que são disponibilizadas no formato impresso se necessário); a atividade raio x (que valida a aprendizagem). Essa organização facilita e otimiza o tempo em sala de aula, pois está tudo disponível em um só local de armazenamento. Dá também para enviar antecipadamente o link do mural, via WhatsApp ou outro canal de comunicação, para que os estudantes acessem conteúdos de estudo que vão prepará-los para o debate, reflexões e atividades em sala de aula, nos moldes da sala de aula invertida. Um outro uso dos murais digitais é a possibilidade de se criar conteúdo de forma colaborativa, com interação e participação de todos os estudantes e mediação do professor. Já propus aos alunos a criação de vários murais. Um dos mais significativos, foi o de personalidades negras inspiradoras. Além de proporcionar muita aprendizagem, os estudantes adoram participar!

Plataformas digitais de organização e armazenamento de conteúdos

No planejamento das aulas, gastamos boa parte do nosso tempo fazendo pesquisas na internet, na busca de conteúdos e materiais, de inspirações de atividades para desenvolver com os estudantes, de práticas pedagógicas criativas e inovadoras, ou seja, sempre querendo dar mais qualidade as nossas aulas. E como aprendemos muito ao pesquisar e estudar com o apoio da Internet, precisamos refletir que muitas dessas mesmas pesquisas são repetidas várias vezes, porque não salvamos entre os favoritos, perdemos e ou esquecemos onde encontramos aqueles conteúdos que já fizemos uso em sala de aula e que trouxeram bons resultados. Assim, muito desse tempo precioso, é totalmente desperdiçado, na pesquisa repetitiva e poderia ser usado para outras ações, como cuidar do nosso bem-estar e da saúde, ou mesmo no planejamento das nossas aulas de forma mais efetiva.

Tarefa complexa de se resolver, mas podemos no planejamento nos organizar, otimizar e fazer melhor uso desse tempo gasto em pesquisas, através de sites de armazenamento de conteúdos, onde é possível guardar muita coisa que fazemos uso em sala de aula. E são muitos esses sites que nos permitem além de pesquisar, também armazenar conteúdos educacionais, que mesmo na versão gratuita, oferecem um bom serviço. Uso muito dois deles, o Issuu e o Pinterest.

No Issuu, que é uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de conteúdo, tenho minha biblioteca digital com livros salvos em pastas por assunto e interesse, onde guardo livros sobre educação e outros segmentos. Muitas vezes na própria aula com meus alunos, abro minhas pastas e faço uso de muitos deles, em leituras em sala de aula. Por exemplo, quando vou trabalhar em sala de aula diários pessoais, apresento para meus alunos muitos deles como modelos para pensar suas escritas.

O Pinterest é um dos sites que uso no planejamento das aulas. Pinterest é uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias e conteúdos em diferentes temáticas, além de direcionar e dar acesso a links de muito dos materiais disponibilizados na rede. Lá tenho várias pastas digitais temáticas com muito conteúdo interessante e de qualidade que posso usar em diferentes momentos e níveis de ensino em minhas aulas. Dessa forma, evito ficar repetindo pesquisas em busca de muitos materiais que já estão salvos.

Documentos organizativos: Planilhas, portfólios, planner, diário de bordo e etc.

O uso de documentos para registros pedagógicos, como planilhas, portfólios, diários de bordo, entre outros, também contribuem muito para a organização do nosso trabalho em sala de aula. São usados durante todo o ano letivo. Por exemplo, na alfabetização fazemos uso do “Mapa da Classe”, planilha onde são registrados níveis de escrita dos estudantes, ou seja, suas hipóteses em relação ao sistema de escrita alfabético. Dentro desse formato temos ainda planilhas de acompanhamento de leitura, da aprendizagem em matemática, entre outras. Elas dão um panorama, um retrato do processo de aprendizagem da turma, indicando caminhos a seguir no trabalho pedagógico do professor. Os portfólios, como as planilhas, também são documentos indicadores da aprendizagem dos nossos estudantes, que junto do diário de bordo(onde são registrados os principais acontecimentos da turma e as reflexões do professor), fazem parte do dia a dia em nossas salas de aula e devem ser pensados e preparados no início do ano letivo, no planejamento, sendo importantes registros avaliativos.

Outro documento organizador que hoje em dia também uso desde o planejamento escolar e que estão virando tendência, são os planners. Como o nome diz , “planejadores”, são ferramentas digitais e ou impressas, onde agendamos nossas ações pedagógicas, que ajudam e muito o planejamento de ações, de metas a serem conquistadas, no avanço da aprendizagem da turma como um todo.

Pode até parecer difícil fazer uso de todos esses instrumentos simultaneamente, mas acredite eles vão facilitar seu dia a dia de professor, dar mais qualidade as suas aulas, organizar seu tempo ,o que vai lhe trazer mais segurança e tranquilidade para você fazer o que faz de melhor, que é levar o conhecimento, e avançar na aprendizagem de seus estudantes. Então, não deixe de experimentá-los! Se faz uso de algum desses instrumentos ou outros, deixe seu comentário, para que outros professores aprendam com você.

Um grande abraço a todos e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Atualmente, assina a coluna Olhares no blog Redes Moderna.