Coluna Ativar

Alfabetização para o futuro: o que professores têm a ver com isso?

Você já ouviu falar de alfabetização para o futuro ou alfabetização de futuros? Se não ouviu, saiba que esse termo será muito visto pelos próximos anos, isso porque a Unesco entende que essa é uma competência essencial para o século XXI.

Mas, afinal, o que é alfabetização para o futuro?

A Unesco entende a AF (pra gente resumir o termo) como algo que é fundamental para que as pessoas compreendam melhor o papel do futuro no que veem e fazem, isso quer dizer que pensar sobre esse futuro envolve aspectos como a imaginação e criatividade e o desenvolvimento da capacidade de se preparar e se reinventar à medida que as coisas vão mudando.

O termo alfabetização para o futuro traz essa ideia da alfabetização como conhecemos, voltada para a leitura e a escrita, justamente por ser algo que se considera que todos devem adquirir. A ideia principal é: todos podem usar o futuro. Como? 1. O futuro ainda não existe, mas pode ser imaginado. 2. Humanos têm o superpoder de… imaginar!

Mas, afinal, o que nós educadores temos a ver com isso?

Eu sei que você já entendeu, mas vamos deixar claro, né? Nós vivemos recentemente um episódio bem específico sobre como o futuro é incerto: vivemos uma pandemia. Mas o futuro engloba, além de pandemias, mudanças climáticas, crises econômicas, exclusões sociais, racismo, conflitos intergeracionais e outros conflitos que retiram de nós aquela ideia de “segurança” sobre o futuro que estávamos planejando. Lembra da pandemia? De uma semana para outra, tudo o que havíamos planejado… Evaporou. Pois é!

A AF engloba um ideal global, de ser um laboratório de possibilidades de se pensar de forma colaborativa sobre o futuro. Ao meu ver, entendo a AF como um preparo mais atencioso para esse mundo volátil, ambíguo, incerto, preparando crianças e adolescentes para terem a flexibilidade de olhar para os problemas e diferentes realidades de hoje e encontrarem maneiras diversas de lidar com esses múltiplos contextos.

3 temas para você começar a explorar a alfabetização para o futuro:

  • Sustentabilidade: como nós desejamos que a nossa cidade esteja daqui a 20 anos?
  • Projeto de vida: como eu desejo que minha vida esteja daqui a 5 anos?
  • Consumismo: aonde a exploração de recursos naturais levará o nosso planeta?

Para saber mais e se aprofundar, você pode pesquisar por: “future literacy Unesco” e encontrará muitos materiais.

Um super abraço digital!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.