O PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), traduzido entre nós por Estudo Internacional de Progresso em Leitura, é uma iniciativa realizada a cada cinco anos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma cooperativa internacional independente de instituições de pesquisa nacionais e agências de pesquisa governamentais, que realiza estudos comparativos em grande escala de desempenho educacional e outros aspectos da educação.
O PIRLS avalia habilidades de leitura no 4º ano do ensino fundamental, momento da escolaridade em que se espera que os estudantes já tenham ultrapassado a etapa do “aprender a ler”, podendo se dedicar a “ler para aprender”, a “ler para apreciar textos literários” de modo mais fluente e autônomo. Além de avaliar a compreensão leitora, o PIRLS recolhe informações sobre os fatores contextuais que podem influenciar o desempenho em leitura por meio de questionários dirigidos a estudantes, professores, diretores, pais ou responsáveis.
Desde sua primeira edição em 2001, o número de países participantes tem aumentado a cada ciclo. A edição do PIRLS 2021 será a primeira em que o Brasil vai participar com uma amostra de escolas públicas e privadas, abrangendo todo o país. A tarefa de planejamento e operacionalização da prova está a cargo do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão ligado ao MEC, responsável pela avaliação educacional no país.
A avaliação desenvolvida pelo PIRLS procura contemplar duas finalidades de leitura: ler para aprender por meio de textos expositivos, conhecidos como informativos, e ler para apreciar textos literários. No âmbito dessas duas finalidades, o PIRLS opera com quatro processos gerais de compreensão leitora:
- Localizar e retirar informação explícita;
- Fazer inferências diretas;
- Interpretar e relacionar ideias e informações;
- Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais.
No quadro seguinte, explicamos cada um desses processos, apontamos alguns fatores que podem tornar as tarefas propostas para avaliá-los mais ou menos difíceis e, por fim, sugerimos algumas intervenções de apoio aos estudantes que apresentem dificuldades para realizá-las com sucesso.
PROCESSOS GERAIS DE COMPREENSÃO LEITORA | GRAU DE DIFICULDADE DA TAREFA | ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS |
Localizar e retirar informação explícita Procurar informação específica requer que o leitor se concentre em fragmentos do textoem uma palavra, frase ou parágrafo. | Nas atividades de acessar e obter informações, a dificuldade é condicionada: · pela quantidade de dados que o leitor precisa localizar; · pelo número de informações concorrentes; · pela extensão e complexidade do texto. | Aponte o(s) parágrafo(s) em que a informação solicitada se encontra, peça para o aluno reler a passagem, reformule a consigna e veja se, após essa intervenção, consegue extraí-la. |
Fazer inferências diretas A inferência pressupõe que o leitor, tomando por base informações explícitas, consiga deduzir outras por raciocínio. O leitor poderá ter de processar o texto tanto de forma localizada (por exemplo, ao concluir o sentido de uma palavra pelo contexto) como globalmente. | Nas atividades que implicam inferências, as dificuldades relacionam-se à natureza do conhecimento que o leitor deve aplicar à compreensão do texto. Por exemplo, é mais difícil lidar com informações especializadas em vez de conhecimento geral e universal. | Explique que, para solucionar essa atividade, não basta procurar no texto: é preciso pensar sobre o assunto. Peça para o aluno reler o trecho em que se localiza a base textual para a produção da inferência e ajude-o a deduzir a resposta, reformulando a consigna. |
Interpretar e relacionar ideias e informações Ao interpretar, o leitor relaciona as suas experiências e os seus conhecimentos prévios com o significado do texto. Ao relacionar, o leitor estabelece conexões entre ideias e informações que podem ser de vários tipos: causa e efeito, problema e solução, fato e opinião relativa a esse fato, tese e argumentos, definição e exemplo, comparação ou contraste etc. Para tanto, pode focar-se em partes específicas do texto ou no todo. Interpretar e relacionar são processos que permitem ao leitor compreender a intenção do autor e construir um entendimento mais aprofundado do texto. | Nas atividades de interpretar e relacionar, o grau de complexidade é afetado: · pelo tipo de interpretação ou relação necessária (por exemplo, em uma comparação, é mais fácil encontrar uma semelhança do que uma diferença); · pelo volume de dados a serem considerados; · pela natureza do texto: quanto menos familiar e mais abstrato for o conteúdo e quanto mais longo e complexo for o texto, maior a probabilidade de que a atividade seja mais difícil. | Peça que releia as partes do texto em que se encontram as ideias ou informações a serem interpretadas ou relacionadas. Chame atenção para a presença de recursos, como paragrafação, título e subtítulos, marcadores textuais que determinam a sequência de eventos narrados ou a relação lógica entre as informações. |
Analisar e avaliar conteúdo e elementos textuais Ao analisar e avaliar textos, o leitor é convocado de forma responsiva a explicar e contrastar, formular hipóteses e valorar o tratamento dado ao plano do conteúdo e da expressão, isto é, a realizar uma apreciação crítica do texto. Esse processo demanda juízos de valor, posicionamento sustentado por parte do leitor, mobilizando conhecimentos prévios sobre os tópicos tratados e os usos da linguagem na forma como o texto veicula informação e ideias. | Nas atividades de analisar e avaliar, a dificuldade é dada: · pelo tipo de reflexão exigida (relacionar, explicar, comparar, formular hipóteses, avaliar) · pela natureza do conhecimento prévio que o leitor precisa aplicar ao texto; · pela abstração relativa e extensão do texto; · pela compreensão aprofundada do assunto exigida para realizar a atividade. | Certifique-se de que o estudante tenha domínio satisfatório da informação que precisa aplicar, caso não a tenha, forneça a informação. |
Explorar os quatro processos gerais de compreensão leitora do PIRLS no trabalho escolar pode ser bastante útil para que os educadores tenham maior clareza em relação aos desafios que propõem a seus alunos, mas, principalmente, para que ampliem seu arsenal de intervenções para apoiá-los no desafio de ler com proficiência os textos para seguir aprendendo, bem como, a usufruir os tesouros a serem descobertos pelos leitores literários.
Para saber mais:
Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE). PIRLS = ePIRLS: Literacia de Leitura e Literacia de Leitura Online. Unidades de Avaliação. Disponível em: https://iave.pt/wp-content/uploads/2019/08/Unidades_AvaliacaoPIRLS_ePIRLS_2016.pdf
Acesso em 03 jun. 2021.