Coluna Educação Inovadora

O papel da gestão escolar na Educação Inovadora

Estamos vivenciando uma transformação na Educação causada por evoluções ao longo do tempo. Um exemplo disso é a Educação 5.0, que prioriza o ensino com tecnologia de forma humanizadora. Essa abordagem possibilita experiências através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Por isso, uma gestão educacional inovadora é importante para envolver estudantes, professores e melhorar a qualidade e a equidade do ensino.

É fato que estamos diante de uma geração cada vez mais conectada, com acesso a informações em tempo real e a ferramentas digitais. Assim, a escola passa a adquirir novos papéis, como dar oportunidade de os estudantes não serem apenas consumidores de conteúdo. Eles tornam-se produtores dele, fortalecendo o trabalho dos professores em sala de aula, dentro das novas configurações que encontramos nesse novo mundo.

Nesse cenário, professores e gestores têm o papel de trazer a inovação para dentro da unidade escolar para contribuir com a evolução dos estudantes.

Além disso, a inovação dentro da unidade escolar traz impactos positivos não só para estudantes, mas para a comunidade escolar e o seu entorno através do desenvolvimento de habilidades que muito comentamos em outros textos como: empatia, colaboração, resoluções de problemas etc.

Para compreender esse papel fundamental da gestão educacional, abordaremos alguns pontos essenciais a uma gestão inovadora.

Liderança democrática e participativa

Primeiro, o processo educacional não é unilateral. Ou seja, depende de diversos atores para acontecer e alcançar resultados sólidos. Há necessidade de reformulação da educação, porque não há espaço para uma gestão centralizadora, mas sim para uma educação dialógica, que prioriza a participação de todos os atores, inclusive estudantes, em busca de qualidade e equidade.

Nesse cenário, o gestor tem o papel de orientar discussões e encaminhar decisões para a equipe escolar, garantindo que todos se sintam representados e com voz durante o processo.

O sucesso de muitas unidades escolares está na gestão democrática, que conta com a participação da comunidade em todos os aspectos, desde processos administrativos e estruturais, até decisões de cunho pedagógico.  Por isso, é essencial tecer o olhar e focar na construção coletiva de uma educação inclusiva e acolhedora enquanto gestão inovadora. 

Integração com a Comunidade

Em segundo, não existe bala de prata quando o assunto é a integração com a comunidade. É necessário estreitar laços, por isso é essencial uma mudança cultural em que o gestor articule a relação de ensino com o entorno, com a contribuição de projetos de impacto social para além da unidade escolar.

É preciso transformar muros em pontes e esse é o papel do gestor ao trazer elementos da inovação para construção colaborativa de conhecimentos. A integração não é fácil, mas necessária, e demandará tempo e esforço, além do envolvimento dos professores com projetos pedagógicos para engajar a família e responsáveis rumo a uma gestão coletiva que beneficie a todos.

Invista em novas abordagens de ensino

Tivemos, por um bom tempo, uma educação pautada no professor como fonte de representatividade e de conhecimento absoluto. Mas hoje, sabemos que os nossos estudantes não aprendem mais desta maneira, tendo o professor no papel de transmissor de conhecimento, com aulas expositivas que não atendem às necessidades e anseios dos estudantes.

Para reverter essa situação, é necessário que os estudantes tenham um papel ativo no processo de ensino e aprendizado, desenvolvendo protagonismo e explorando novas possibilidades e experiências. Por esse motivo, é necessário investir em metodologias inovadoras que podem ser adotadas de acordo com cada contexto educacional em busca de objetivos claros de aprendizagem. Algumas já abordamos em outros textos. São elas:

  • Ensino híbrido e suas modalidades como sala de aula invertida;
  • STEAM – Acrônimo em inglês das áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática;
  • Designer Thinking;
  • Cultura Maker;
  • Gamificação;
  • Entre outros.

Assim, é possível apresentar o currículo de uma maneira mais atraente, dando a oportunidade dos estudantes desenvolverem habilidades e competências que são cada vez mais valorizadas no mundo do trabalho, como autonomia, liderança e criatividade. Já o papel do gestor é fortalecer os professores para que possam trabalhar com essas novas abordagens.

Outra possibilidade na gestão inovadora é a apresentação de ferramentas digitais, que otimizam processos internos e aumentam a capacidade de comunicação com a equipe.

Temos muitas possibilidades que precisamos colocar em prática, a educação tem pressa.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).