Olááááá, prof! Ano novo, vida nova, e a nossa jornada na Coluna Ativar! inicia mais um ciclo. Para este início de ano, trouxe uma ideia sobre algo que adoro fazer no primeiro dia de aula: conhecer meus estudantes. Sim, mesmo que eles já tenham tido aula comigo no ano anterior (no caso do fundamental anos finais ou ensino médio, por exemplo)! Conhecer quem está conosco o ano todo é fundamental para construirmos uma relação saudável e de confiança, por isso, gosto de aproveitar o primeiro dia para ser um momento bem descontraído e de fortalecimento de laços.
Por isso, sempre começo com uma dinâmica, e a de hoje é uma brincadeira que tem como tema pano de fundo um clássico: Pinóquio. Se você não está por dentro do porquê esse tema, te explico – afinal, estamos aqui para isso né, prof?: no finalzinho de 2022 foi lançada, na Netflix, uma versão da história clássica, chamada “Pinoquio por del Toro”. Assim como o original, é uma linda e emocionante história, mas com uma animação belíssima, feita em stop motion. E não é para menos, afinal entre a ideia da versão, o roteiro, a produção, edição e lançamento, foram 15 anos de projeto! E o filme é um dos grandes candidatos ao Oscar 2023!
Imagem: Netflix – Filme: Pinóquio por Guilhermo Del Toro
Agora que já contextualizamos o tema central da nossa brincadeira/dinâmica de primeiro dia de aula para conhecer melhor nossos alunos, vamos a ela?
2 verdades e 1 mentira
Primeiramente, o professor anota 2 verdades e 1 mentira no quadro e os estudantes devem descobrir qual é a mentira.
Após esse momento, cada estudante deve ir ao quadro e fazer o mesmo: escrever 2 verdades e 1 mentira para que os colegas descubram.
Durante o momento de descontração o professor pode aproveitar e fazer perguntas, como:
- O que você mais gosta na escola?
- O que você gosta de fazer no tempo livre?
- Em qual disciplina você mais tem dificuldade?
Para encerrar a dinâmica, é importante que o professor retome algumas das curiosidades e converse sobre o quanto é importante que todos se conheçam, respeitem a história um do outro, se apoiem mutuamente durante o ano e, sobretudo, que sejam responsáveis pelas suas atitudes, ações e com os seus compromissos durante o ano letivo, agindo com colaboração e confiando nos professores e orientadores para pedir ajuda ou pedir algum conselho em relação aos estudos e desafios discentes.
E aí, prof, curtiu essa ideia?
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix
@seligaprof