Coluna Educação Inovadora

Mudança de mindset para uma Educação Inovadora

Mudar a maneira e a forma que ensinamos não é uma tarefa fácil. Principalmente pelo processo de formação docente, falta de infraestrutura das unidades escolares, ausência de formação docente em serviço e constantes mudanças nas políticas públicas.

Para realizar uma mudança na maneira de conceber a Educação, é necessário romper com velhos paradigmas e anos de uma abordagem pedagógica pautada na transmissão de conhecimento, dando lugar a mudança de mindset e novas formas de conceber a educação inovadora.

Neste sentido, a palavra mindset pode ser compreendida como um conjunto de atividades mentais e ganha força ao desenvolver novas competências, habilidades e formas para o professor assumir o protagonismo e elaborar novas abordagens pedagógicas como um mediador do conhecimento e parceiro do estudante.

Para saber mais

Existem algumas formas de mindset que podem nos fazer ser otimistas e/ou pessimistas, nos âmbitos profissional e pessoal, descritos através de pesquisas realizadas pela Dra. Carol Dweck, Ph.D., em seu livro, “Mindset – a nova psicologia do sucesso”.

Na obra, a autora descreve alguns tipos de mindset como os fixos, que são pessoas que não acreditam em determinadas capacidades, em que desafios são vistos como oportunidades de julgamento. E de crescimento, que são pessoas otimistas, que acreditam em seus talentos e possuem resiliência frente a desafios.

A chave do sucesso de uma educação inovadora começa com a atitude em nós, professores. Neste sentido, para iniciar o processo de mudança de mindset na Educação é necessário darmos este passo, acreditando em nosso potencial, praticando a empatia, definindo metas tangíveis e pensando fora da caixa. A seguir, compartilho algumas dicas e reflexões que poderão ajudar nesta mudança:

Tematização docente

A tematização docente está diretamente relacionada com o perfil do professor enquanto pesquisador da sua prática, autoavaliando-se em sala de aula. Para isso, ele pode combinar com os estudantes e seus familiares que vai gravar algumas aulas para sua autorreflexão. É importante ter o apoio dos familiares e estudantes e realizar um termo de consentimento para esta ação.

Ao realizar essa gravação, o professor poderá rever suas ações, tomadas de decisão e principalmente compreender se está no caminho certo com a turma. Enquanto docente, fiz muito este processo e alguns casos percebi que estava sendo diretiva em minhas ações de forma involuntária, e ainda deixando de intervir em algumas situações pedagógicas, com receio dos estudantes não darem suas contribuições. Enquanto profissionais, somos todos aprendentes e devemos rever nossas rotas!

Outra forma são as rubricas de avaliação, que além de avaliar o processo, com a participação dos estudantes podem e devem avaliar o professor e seu trabalho, criando uma nova cultura de aprendizado e de escuta ativa.

Novas abordagens de ensino

Romper com velhos paradigmas também significa permitir novas formas de aprendizagens. As metodologias ativas são um bom exemplo disso, porque podem ser trabalhadas em suas diferentes modalidades na busca da personalização e no respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, ao despertar nos estudantes uma nova cultura em que o professor será parceiro na construção da autoria e do protagonismo juvenil.

Ambiente de aprendizagem

O ambiente de aprendizagem tem uma grande importância para o ensino. Para trabalhar com novas abordagens, é essencial cuidar do espaço, que deve trazer valores e aspectos de segurança, mas também elementos de uma educação integral, favorecendo a colaboração, empatia e trazendo recursos que possam personalizar este ambiente.

Inclusão de uma educação inovadora

Possibilitar novas formas de ensino requer possibilitar a inserção da inovação na sala de aula e no processo de ensino em frentes que possibilitam vivências significativas como a cultura maker, cultura digital, gamificação, programação (que permite o trabalho com narrativas digitais, storytelling, jogos), robótica, entre outros, em que o estudante assume o centro do processo de aprendizagem e o professor exerce o papel central de apoiar novos caminhos.

Incentive o mindset de crescimento dos estudantes

É necessário ressaltar, enaltecer e incentivar as habilidades dos estudantes. São pequenos gestos que podem transformar vidas e deixá-los mais seguros e acreditarem em si e em todo o seu potencial.

Um grande abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).