Estamos na era da informação e do conhecimento, por isso, levar os estudantes a desenvolverem maneiras de pensar de forma autônoma é essencial. A escola e a as aulas é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do pensamento crítico e facilitadora a lidarem com notícias, discursos e ideologias, permitindo curadorias das informações.
Assim, o professor tem um papel de despertar essa consciência crítica e vamos conhecer a seguir maneirar de estimular durante as aulas o pensamento crítico. Vamos juntos?!
- Promova questionamentos
O currículo precisa vir acompanhando de reflexão e aqui o professor tem um papel central através de propostas e questões pertinentes em momentos oportunos. Aguçar a criticidade, promover chuvas de ideias, tirar os estudantes da zona de conforto, promover o dialogismo e debates nas aulas para despertar a argumentação e lidar com opiniões e posicionamentos opostos, permitindo a formação deles em argumentos de maneira lógica e coesa.
- Argumentações
Dentro da sala de aula temos uma gama de possibilidades que necessitam ser muito bem aproveitada para desenvolver a argumentação. Vale propor leitura de livros, textos, letras de músicas, assistir a vídeos, filmes e documentários que são gatilhos motivadores para promover o debate, reflexões e tecer argumentos.
O professor precisar ter um amplo leque de referências com repertórios culturais na hora de realizar o seu planejamento e o seu plano de aula.
- Foco na discussão
Uma das habilidades e competências essenciais para a construção de um texto dissertativo argumentativo, é a capacidade de manter o foco e isso é muito visto em avaliações internas e externas.
Desta maneira, para contribuir com o estudante é necessário que o professor defina o escopo do debate e direcione a conversa sempre lembrando do foco da discussão. Um bom treino para isso, é usar novas abordagens como o designer thinking que tivemos a oportunidade de ver em outros textos aqui no blog.
- Embarque no universo do estudante
É necessário que a escolha dos conteúdos dialogue com o universo discente, muitas vezes há grandes lacunas referentes a isso e aproximar as linguagens e temas são pontos chaves para reverter barreiras. Vale conhecer o universo dos estudantes, gostos musicais, leituras, jogos justamente para trazê-lo ao centro do processo de aprendizagem e dialogar com o currículo.
- Autocrítica
A Autocrítica é uma habilidade que precisa ser desenvolvida na escola e a chave para o pensamento crítico, então é necessário uma série de incentivos para que os estudantes analisem os seus discursos, argumentações, evitando e corrigindo equívocos em suas falas, descontruindo ideias fixas para construir novas.
Algo que auxilia neste processo, são as avaliações por rubricas que permite ver onde os estudantes estão e onde pretendem chegar, se analisando criticamente.
- Diversifique possibilidades
Nossas aulas precisam mudar! Diversificar durante as aulas, inserir a tecnologia, apresentar estratégias, abordagens, suportem, que tragam o lúdico e o dialogismo para dentro das aulas e que permita que os estudantes coloquem em prática a argumentação, autocritica, análise e reflexão.
Temos muitas possibilidades, estratégias e ações que tornam possível estimular o pensamento crítico nos estudantes. Tem algo que costuma fazer que dá muito certo com a turma? Que tal compartilhar nos comentários.
Um abraço e até a próxima!