Coluna Educação Inovadora

Saúde mental: como abordar o tema na sua próxima aula

A pandemia trouxe marcas severas as nossas crianças e adolescentes e inserir a temática da saúde mental nas aulas, não é apenas importante, mas necessário. Para ilustrar esse cenário, no ano de 2022, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou um estudo junto a rede pública estadual e apontou que 69% dos 642 mil estudantes ouvidos relataram sintomas de ansiedade e depressão.

A saúde mental não é um problema apenas dos nossos estudantes, pesquisa realizada pela Nova Escola em parceria com o Instituto Ame sua Mente, intitulada Saúde Mental dos Educadores 2022, demostrou que os professores consideram a saúde mental “ruim” ou “muito ruim” e que o número de docentes que consideravam esses percentuais, teve um aumento de 21,5% em 2022.

Por isso, é necessário a inserção de ações de cuidado e bem-estar, nas aulas, flexibilizando o currículo e criando um espaço que deve ser preenchido para projetar, escrever e desenhar expectativas, desejos, histórias, mudanças relacionadas ao projeto de vida.  

Nossos estudantes estão vivenciando ações desafiadoras que exigem novas atitudes, habilidades, compreensão e comportamentos. Entre os problemas observados, estão a dificuldade de concentração, esgotamento físico, perdas, problemas emocionais, entre outros. E como inserir a saúde mental nas aulas? Confira algumas dicas que devem ser priorizadas durante o ano todo.

Meditação

A meditação é um excelente exercício a ser aplicado nas aulas. Essa técnica visa a focalização da atenção plena, concentração e contribuição para o controle da respiração. Entre os muitos benefícios da meditação, podemos citar o bem-estar do corpo e da mente, o autoconhecimento, reduzindo a pressão arterial e frequência cardíaca e pode ser aplicada em diferentes momentos das aulas.

Além da meditação é possível aplicar outras técnicas como o mindfulness, que pode ser aplicada por meio da respiração, da escuta ativa e ou até mesmo durante as refeições e busca o equilíbrio do corpo.

Ações de prevenção ao Bullying/Cyberbullying

O bullying e o cyberbullying são responsáveis pela piora da saúde mental nas unidades escolares, pois diversos tipos de violência psicológica e física acarretam prejuízos psíquicos a vida escolar dos estudantes e os índices dessa violência vem crescendo de forma assustadora.

Essas ações podem ocorrer em diversos espaços, mas é frequente na infância e adolescência. No entanto, esses são períodos essenciais para a formação do individuo e amadurecimento emocional e a violência sofrida pode ocasionar sintomas físicos e emocionais, como:

  • baixa autoestima;
  • transtornos de ansiedade;
  • isolamento social;
  • depressão;
  • aumento da violência;
  • entre outros

Por isso, é tão essencial que as escolas promovam campanhas de prevenções e articulem projetos integradores de combate ao bullying e cyberbullying, envolvendo ações de escuta ativa e atividades que podem envolver o uso de ferramentas digitais e a comunidade escolar, a fim de evitar o sofrimento.

Inteligência emocional

A inteligência emocional visa o estímulo na aprendizagem, através do desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao social e emocional do estudante, favorecendo uma formação integral ao trabalhar com competências descritas na Base Nacional Comum Curricular, como:

  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • trabalho e projeto de vida;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • empatia e cooperação;

É necessário que o planejamento do currículo contemple essas habilidades no desenvolvimento das atividades, oportunizando ao estudante a participação ativa no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais.

Zelar pela Saúde Mental de todos os atores educacionais

Ao propor projetos integradores a saúde mental, a unidade escolar está zelando pela saúde mental de todos. Por isso, é necessário investir em formação e bem-estar e realizar atividades agregadoras na instituição aos estudantes, professores, equipe de apoio, comunidade escolar a escola, para que tenham equilíbrio para desempenhar as funções com qualidade. Abaixo elenco algumas ações que podem ser realizadas no ambiente escolar:

  • Ambiente de trabalho e estudo saudável;
  • valorização profissional;
  • promoção de encontros descontraídos e divertidos;
  • escuta ativa de queixas e problemas relatados pelos atores da unidade escolar;
  • ciclo de palestras com profissionais especializados;
  • programa de apoio psicológico voltado para professores e estudantes; 
  • desenvolvimento de competências socioemocionais dos atores da comunidade escolar. 

Só conseguiremos avançar na aprendizagem se priorizarmos a inserção da saúde mental em nossas aulas.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).