Coluna Educação Inovadora

O papel essencial do projeto político pedagógico

Realizar o Projeto Político Pedagógico – PPP é desafiador, mas essencial!

Essa ferramenta permite que as ações pedagógicas e administrativas sejam realizadas a partir da necessidade da unidade escolar, buscando almejar pertencimento e reconhecimento do território educativo.

O PPP é uma ferramenta de gestão que vai muito além do currículo escolar. Ele traz valores em relação à cultura e diretrizes que devem orientar a unidade escolar e seus atores. Por isso, é fundamental que ele seja elaborado de maneira democrática e coletiva, servindo como uma bússola as ações da instituição.

Assim, pensando que estamos no início do ano letivo, com muitos desafios a serem superados, como recomposição da aprendizagem, recuperação, avaliações externas e internas, entre outros e a necessidade de revisitar esse documento e traças novas rotas e mitigar dúvidas sobre sua importância, vamos dialogar sobre alguns pontos que são essenciais para refletir e elaborar essa ferramenta. Vamos juntos?!

Olhar para o Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico – PPP da unidade escolar precisa trazer o planejamento da unidade escolar, reunindo os objetivos, valores, metodologia que será abordada e ações que serão exercitadas na prática para atingir as metas planejadas.

Dessa maneira, podemos considerar esse documento como uma poderosa ferramenta para orientar a unidade escolar e sua gestão em questões administrativas e pedagógicas, que visa mitigar dores da escola, como recursos necessários as atividades que serão desenvolvidas, quantidade de estudantes por sala, direcionamento de recursos, entre outros.

Ele é também o instrumento para definir estratégias e metodologias de ensino, com foco em diretrizes das políticas públicas que a unidade está inserida, mas com o olhar atento a comunidade escolar e oferta de contextos socioculturais, bem como econômicos e por isso, deve ser construído a muitas mãos e envolver os diversos atores como: professores, gestores, estudantes, familiares e responsáveis. Outro ponto de atenção e a disponibilização dele. Ele deve ser de fácil acesso a todos os públicos.

Foco na qualidade e equidade

O PPP é o documento norteador para organizar as atividades pedagógicas que serão realizadas pela unidade e precisa estar alinhado a documentos que norteiam o ensino, como Base Nacional Comum Curricular, Currículos estaduais e municipais, entre outros, com foco na qualidade e equidade dos estudantes.

Para tanto, é preciso que sejam realizados diagnósticos na unidade escolar, levando em considerações aspectos que mencionamos acima, mas questões da escola e seu território, além de planos, objetivos e metas a serem alcançadas com ações factíveis e com a construção coletiva.

É preciso salientar que não existe uma regra e nem fórmula para sua elaboração, mas a necessidade de condizer com a realidade, de considerar o trabalho realizado em anos anteriores, principalmente com projetos integradores sendo um elo para rever rotas e almejar novos desafios com foco na excelência e equidade dos estudantes.

A organização de como será esse momento varia muito de unidade a unidade, alguns realizam conselhos de professores junto com a gestão, já outros convidam outros colegiados como o conselho de escola, associação de pais e mestres, grêmios estudantis para tecer esse diálogo. Alguns optam por assembleias para contar com uma maior participação da unidade escolar e outros realizam grupos focais. E por isso, não existe um certo e ou errado, mas é importante conhecer caminhos e escolher o melhor a sua unidade escolar para uma participação mais assertiva na construção e elaboração desse documento. E considerar:

  • Missão, visão e valores (socioculturais e econômicos) do território educativo;
  • Corpo docente, administrativo da escola e comunidade que a unidade está inserida;
  • Projeto pedagógico e temas integradores para o ano letivo;
  • Formação docente e da equipe administrativa;
  • Currículo e documentos norteadores;
  • Temas transversais como educação antirracista, educação sustentável, entre outros;
  • Recomposição da aprendizagem; recuperação, saúde mental; socioemocional; tecnologia e inovação, entre outros;
  • Avaliações externas e internas;
  • Planos de ação para cada objetivo estabelecido e prazos e metas de resultado;
  • Panorama e diagnóstico do público atendido (perfil dos estudantes);
  • Metodologias de ensino que serão utilizadas no desenvolvimento das atividades pedagógicas;  
  • Composição do conselho de pais e responsáveis;
  • Dados atualizados sobre a unidade escolar (número de estudantes, índices de evasão e abandono, média de notas dos estudantes, taxa de reprovação, desempenho em avaliações internas e externas, formações realizadas, projetos integradores e de contraturno, entre outros;
  • Perfil pedagógico da unidade escolar.

Essa ferramenta é inovadora por essência, porque dá voz a toda uma comunidade escolar e prioriza através de metas o norte da escola, por isso, apesar de ser desafiador sua construção e de extrema importância fortalecer esse documento e fazer uso na prática, porque ele é a garantia de termos uma educação com qualidade e equidade para os nossos estudantes.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).