Coluna Literatura com Mazé Nóbrega

Mazé entrevista Rosângela Veliago

As atuais orientações curriculares brasileiras – Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997) e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) – recomendam que a alfabetização se realize a partir de textos que circulam socialmente.

Esse posicionamento reconhece que a alfabetização é um processo multifacetado, que visa levar a criança a compreender o sistema de representação notacional da escrita alfabética, mas também a usar as habilidades de leitura e de escrita requeridas em diferentes campos de atuação social.


Em relação à literatura, trata-se de ampliar o repertório das crianças e de inseri-las no mundo do letramento literário.

 
Como os textos literários podem colaborar para a alfabetização de crianças da educação infantil e do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental? Que livros são mais interessantes para os pequenos que começam a dominar a escrita e a leitura?

Até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Língua e Literatura pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, atuou em diversos programas de formação continuada. Assessora escolas particulares de São Paulo. É coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, além de atuar como professora de cursos de formação de escritores. Atualmente, assina a coluna Literatura com Mazé Nóbrega no blog Redes Moderna.