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Inovação e Alfabetização – tudo que você precisa saber para alavancar a aprendizagem dos pequenos 

É inegável que as crianças pequenas estão cada vez mais conectados! Por isso, promover uma educação interativa em que a inovação e a tecnologia estejam presentes desde as fases iniciais de escolarização, sendo uma parte importante para alavancar a aprendizagem dos pequenos estudantes, ao mesmo tempo que torna o processo cognitivo significativo. 

Um bom exemplo disso, são os jogos que estimulam a consciência fonológica das crianças e melhoram o aprendizado de leitura e escrita. Um jogo permite que o estudante crie e recrie consciência fonológica ao incluir habilidades como separar sílabas e identificar rimas e até palavras que iniciam com o mesmo som. 

O conceito de consciência fonológica abarca uma série de habilidades e competências que vão desde separar sílabas, juntar sons, formar novas palavras, reconhecer rimas e vocábulos iniciados pelos mesmos sons, além de formar e avançar nas fases silábicas.   

Partindo deste conceito, torna-se uma opção interessante intensificar a utilização dos jogos, bem como de atividades gamificadas. Vamos conhecer algumas sugestões que você pode levar a sala de aula. 

Uso dos jogos em sala de aula 

As formas de aprender e descobrir o mundo variam de uma criança a outra e de suas vivências no ambiente familiar. Mas algo é certo, todas progridem através de recursos lúdicos digitais e, por esse motivo, os jogos são uma boa pedida em sala de aula. Listamos abaixo alguns jogos digitais para você personalizar o ensino.

Ludo primeiros passos:  Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia do CNPq, em parceria com o centro multidisciplinar para o desenvolvimento de materiais da Fapesp, tem o objetivo de fornecer recursos interativos para aumentar a capacidade de desenvolver os aprendizados dos estudantes. Dentro do site é possível conhecer jogos com sílabas e por séries, dependendo dos objetivos pedagógicos do professor e do currículo.  

ABC do Bita: é um alfabeto interativo que contribui com o processo de alfabetização das crianças. Além disso, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógicos dos pequenos. Disponível para tablets e celulares, este jogo é muito efetivo na sala de aula.

Jogos do Arie: o site dos jogos é interessante, pois funciona tanto on quanto off-line e possui uma variedade grande de atividades que envolvem raciocínio lógico, matemática, operações matemáticas e narrativas digitais. É muito interativo e as crianças adoram!

STOP: todos nós já brincamos de stop em algum momento. Que tal associar essa ferramenta ao processo de alfabetização? Nesta brincadeira, é necessário digitar palavras com a letra indicada em cada uma das categorias definidas. Quem acertar a maior quantidade em menor tempo, vence.

Aulas animadas: para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, professores podem acessar a plataforma Aulas Animadas, desenvolvida pelo Instituto Paramitas. Ela oferece games educativos e planos de aulas que mostram como utilizar os jogos e atividades na sala de aula.

Jogo da Forca: é uma brincadeira de infância simples que pode contribuir com a alfabetização das crianças. O desafio é mencionar letras para formar uma palavra. A cada erro, uma parte do boneco é desenhada.

Silabando: é um jogo criado com o objetivo de ensinar as crianças a montar sílabas simples e complexas, além de pronunciar cada uma delas.

Use e abuse dos jogos pedagógicos

Para o professor, os jogos oferecem diferentes possibilidades de intervir no processo, de avaliar como as crianças se portam frente aos aparatos tecnológicos, quais as competências e habilidades para recuperar o processo de aprendizagem, além de ofereceram novas ferramentas para intervir no processo, visando a personalização do ensino, a colaboração e a interatividade sem abrir mão de uma abordagem lúdica e atrativa.

Até a próxima! 

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Débora é Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública, idealizou o trabalho Robótica com Sucata, que se tornou uma política pública. É coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autora do livro Robótica com sucata (Moderna, 2021).