Vocês têm notado a maneira que os alunos aprendem?
Outro dia levei para a sala um estudo de caso sobre o cyberbullying. Ao começar a leitura do texto, ouvi um sonoro “Professora, vamos procurar no YouTube e ver se encontramos um vídeo sobre esse assunto?” Imediatamente pesquisamos e encontramos alguns vídeos e usamos o texto para promover as discussões sobre a atividade que estávamos realizando.
Essa atividade foi o suficiente para compreender que a leitura é e sempre será fundamental, porém o audiovisual (que é também uma forma de leitura) está cada vez mais presente na vida dos nossos alunos e se torna essencial levar essa importante ferramenta para dentro da sala de aula, não somente como consumidores, mas também como produtores.
Já temos muitos educadores que fizeram do vídeo a sua sala de aula, principalmente pelo potencial de alcance entre os jovens. Entre os muitos canais de educação, destaco o professor Procópio, do Rio de Janeiro, que com a linguagem simples e o jeito irreverente de ensinar matemática atrai muitos estudantes. Você, professor, também pode ter o seu canal, iniciando com equipamento simples, como o celular ou uma câmera.
Como levar recursos audiovisuais para dentro da sala de aula?
Existem várias possibilidades de inserir o audiovisual nas aulas; uma delas é tornar os estudantes criadores de conteúdo, exercitando a mão na massa. Lembre-se que o celular pode ser um importante aliado para produzir conteúdo audiovisual com os discentes. Abaixo, destaco algumas ações.
- Ação #1: Considero essencial a mudança de atitude em nós, professores! É necessário quebrar a barreira que ainda temos em relação às ferramentas digitais e começar a inserir novas maneiras de abordá-las no currículo escolar.
- Ação #2: Compreender que toda mudança leva um tempo para acontecer. Pode ser que em um primeiro momento as atividades não saiam como planejado, e isso não deve ser considerado motivo para desistência, mas um momento de reflexão.
- Ação #3: O diálogo é a porta de entrada para exercer a criticidade. Atualmente encontramos uma infinidade de vídeos sobre diferentes assuntos na internet, por isso cada vez mais conversar sobre ética e segurança é um fator chave para alavancar a aprendizagem.
- Ação #4: Use equipamentos possíveis de trabalhar em sala de aula. O celular é uma boa opção, pois a maioria possui câmera e editores de vídeo, que podem auxiliar no trabalho pedagógico.
- Ação #5: Explore com os alunos o potencial de criar vídeos. Assistir vídeos torna o currículo mais dinâmico, mas inverter os papéis e fazer os alunos se tornarem produtores potencializa ações como colaboração, empatia, inventividade e criatividade, competências e habilidades tão essenciais a este século, além de aproximar os estudantes do seu aprendizado.
- Ação #6: Não basta apenas liberar o uso do celular: é preciso realizar um bom planejamento e ações, com objetivos claros, propiciando trabalhar com a resolução de problemas. Proponha etapas de trabalho: pesquisa, elaboração de roteiro, pré-produção, gravação e edição. Combine processos, como dividir tarefas e cobrar prazos para que os projetos se concretizem. Ao final do processo, avalie as produções e possibilitando novos aprendizados para todos.
Materiais de baixos recursos e sugestões para realizar vídeos
- Câmera ou celular
- Microfone (se não tiver, escolha lugares bem silenciosos para fazer a gravação)
- Tripé (muitos são possíveis de serem produzidos pelos alunos)
Programas gratuitos para edição
- Windows Live Movie Maker
- Video Toolbox
- VirtualDub
- VideoSpin
E você, querido professor, como costuma trabalhar com o audiovisual em sala de aula? Conte aqui nos comentários! Este é um importante espaço de troca e fortalecimento de práticas docentes.
Um abraço,