Ícone do site Redes Moderna

Cinco ações para aproximar o trabalho de tecnologia à sala de aula

Tenho recebido muitas mensagens de professores das mais diferentes regiões do Brasil com a mesma dúvida: como superar as barreiras da tecnologia em sala de aula?

Não existe uma receita de bolo, mas o caminho passa por compreender o cenário atual, superar medos e angústias e utilizar a tecnologia que temos nas mãos.

O mercado está em constante avanço com a indústria 4.0, e apesar de avançarmos e vivenciarmos a educação 4.0, muitas escolas estão na educação 1.0, caracterizada pelo giz e lousa. É necessário superarmos barreiras e acrescentarmos ideias para usar as diferentes ferramentas digitais em sala de aula.

A mesma facilidade que temos com o uso da tecnologia para as atividades mais rotineiras do dia-a-dia deve ser abraçada pela escola e pelos professores e fazer parte do planejamento, com objetivos claros e desafios para alavancar a aprendizagem dos alunos.

Superando barreiras

Para isso é necessário vencer barreiras, como ausência de infraestrutura, conectividade e formação docente, e é necessário investimento das políticas públicas. Muitos de nós sentimos dificuldade em lidar com programas e ferramentas, pois só tivemos contato com ferramentas digitais na fase adulta, bem diferente dos nossos estudantes, que nasceram e estão familiarizados com as tecnologias.

O primeiro passo é enxergar que a tecnologia não é um fim em si mesma, ela é uma propulsora da aprendizagem e seu uso deve sempre vir acompanhado de reflexão e ética.

O celular deve ser utilizado como aporte pedagógico em sala de aula; no começo, o professor deverá realizar um trabalho de mudança cultural, lembrando que os alunos não foram preparados lidar com as redes sociais, internet segura, uso de dados e nem como essa ferramenta é um poderoso instrumento para sua aprendizagem.

As propostas e objetivos de uso de ferramentas digitais devem ser claros e envolver os discentes em ações de pertencimento, geralmente acompanhadas de metodologias ativas, que oportunizam o aluno sair da passividade e assumir o centro do processo de aprendizagem, ao trazer dinamismo as aulas.

Ideias para inserir ferramentas digitais em sala de aula

Muitas ferramentas acima oferecem a oportunidade de compartilhar trabalhos, então aproveite ainda esse recurso para mostrar sua experiência a outros professores. As ferramentas digitais podem ser usadas como um grande propulsor da inovação, criatividade e inventividade por meio da experimentação – dando aos alunos a oportunidade de serem protagonistas, autores e construtores da sua própria aprendizagem.

Tecnologia não é apenas trabalhada com equipamentos e softwares; ela pode ser trabalhada de diversas maneiras – uma delas é atividades low tech (de baixa tecnologia) e fora de equipamentos e computadores, como, em oficinas criativas e programação desplugada.

Um abraço,

Sair da versão mobile