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Formas divertidas para revisar o conteúdo

Olá, prof! O momento de revisão, geralmente, é de nervosismo e ansiedade, pois os alunos estão prestes a fazer a tão temida prova. Então é hora de tornar tudo mais leve e deixar o conhecimento mais prazeroso. Pensando nisso, precisamos nos atentar à forma dessa revisão, a qual pode ser fora dos moldes tradicionais, ainda que aborde conceitos e conhecimentos que precisam ser fixados pelos alunos.

Afinal, não podemos nos esquecer de que um caminho para a aprendizagem eficiente é a emoção e por que não trazê-la por meio da diversão?

E aí, professor, o que podemos fazer para que as aulas de retomada de conteúdos fiquem mais divertidas? 

Para te ajudar a deixar esse momento mais animado, trouxemos três ideias super legais e eficientes, dá uma olhadinha….

1- Quiz com plaquinhas

Primeiramente, perguntas e respostas são sempre uma boa opção para revisar. Então, a ideia é criar grupos com quatro ou cinco alunos e entregar plaquinhas com opções de resposta (A, B, C, D). Depois, o professor vai liberando as perguntas uma a uma. É importante ter um tempo para reflexão, pesquisa e consenso antes do grupo levantar a plaquinha com a resposta. Ao final, vale fazer uma premiação para a equipe que mais acertar; sugerimos pirulitos, eles sempre fazem sucesso. 

2- Mapa mental

A criação de mapa mental é uma possibilidade de, além de estudar, exercitar a criatividade, aqui, as cores e o trabalho de organização de ideias ajudam a fixar o conhecimento. Nossa sugestão é fazer esse mapa mental com alguns pontos principais, para isso é legal trazer perguntas que façam os alunos pesquisarem em seu material para depois organizarem tudo que foi estudado em formato de mapa. 

Por fim, é legal também fazer essa atividade em pequenos grupos para que, assim, a criatividade se multiplique e possamos desenvolver mais habilidades, como aquelas relacionadas à comunicação e questões socioemocionais.

3- Pergunta secreta

Nessa atividade, os alunos devem pensar em perguntas (três ou quatro são suficientes) sobre o assunto em questão. Depois de um tempo individual para que cada um pense e busque no material as suas perguntas, os alunos podem ser sorteados para que escolham o colega que lhes dará as perguntas. 

Para finalizar, os alunos podem fazer a correção em duplas e com o auxílio do professor. 

Bônus – De quem é essa resposta?

o professor precisa preparar respostas que serão entregues aos grupo, na sequências, a função dos alunos é criar as perguntas. Esse exercício tira os estudantes de um lugar confortável e os faz pensar fora da caixa. Pode-se ainda fazer essa revisão em forma de game, por exemplo, a equipe que terminar primeiro ganha, ou a equipe que construir mais perguntas em menos tempo,vence. 

E aí, prof? Surgiu alguma inspiração por aí?

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof 

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