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Leve para a sala de aula sete ferramentas digitais que podem colaborar com o ensino híbrido

E-learning online education or internet encyclopedia concept. Open laptop and book compilation in a classroom. 3d illustration

O ensino híbrido compreende a mescla do aprendizado no formato presencial e o online, podendo e devendo ser adaptado conforme a necessidade escolar. Neste sentido, um importante aliado do processo cognitivo, por permitir a mescla de estudantes em divisões por grupo, tanto para o retorno gradual das aulas no ambiente presencial e outro com aulas mediadas por tecnologia, neste momento que ainda estamos passando pela pandemia de COVID-19.

Este formato tende a contribuir com o processo da recuperação da aprendizagem; já sabemos que devido ao longo período de aulas mediadas com o auxílio de tecnologia, não foi possível a participação de todos os estudantes e deixou lacunas e déficits no processo de ensino.

Estudo inédito realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) em estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, no início do ano letivo 2021, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), no cenário da pandemia demostrou que crianças e jovens regrediram no processo de ensino-aprendizagem, com queda de 19% em Matemática Língua Portuguesa de 13% no 5º ano dos anos iniciais, em relação aos resultados do SAEB 2019. Para anos finais e médio as defasagens foram menores, mas com quedas no processo cognitivo.

É neste cenário que o ensino híbrido deve ter o foco no ambiente de aprendizado flexível, ativo e pautado no desenvolvimento de competências e habilidades que visam atividades por projetos e entre times. Este trabalho, antes imaginado somente na esfera presencial, é possível de ser realizado na esfera online e com qualidade.

O que precisamos é mesclar, experimentar estas possibilidades e dar ao estudante a oportunidade de ser protagonista e participar ativamente da construção do seu processo de aprendizagem. A seguir, apresentarei algumas ferramentas que podem contribuir com o ensino híbrido.

Ferramentas digitais

As ferramentas digitais devem ser vistas como uma propulsora do processo cognitivo e devem ser exploradas com finalidades especificas para que contribuam com a aprendizagem híbrida, em que os estudantes terão a oportunidade de se envolver na construção de sua aprendizagem, ao usar as muitas ferramentas conhecidas e/ou explorar algumas com funcionalidades diferenciadas, mesclando-as para tornar as aulas mais atrativas.

A mesma coisa vale para o WhatsApp e o Telegram, já que podem ser enviados complementos das aulas, como um exercício, promover uma discussão, algo que potencialize a sala de aula invertida.

Dica

O AprendiZap é uma ferramenta gratuita nova, mas muito promissora. Feito especialmente para alunos dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, ele consiste em conversas automáticas no WhatsApp, em que são enviados resumos, conteúdos e exercícios por meio do aplicativo de comunicação.

Um abraço e até a próxima!

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