Temos vivenciando um momento de inovação na Educação! Muitos de nós, professores, temos levado diferentes formas de conceber a aprendizagem dentro da sala de aula. Diante desse movimento, quais ferramentas otimizam a avaliação dos estudantes?
Enquanto educadores, temos a expectativa de que nossos alunos desenvolvam habilidades nas diferentes áreas e componentes curriculares, como resolver problemas, argumentar, pesquisar com critérios estabelecidos. Para transformar essas possibilidades em realidade, o processo passa pelo planejamento, pela execução das atividades planejadas e pela avaliação.
A prática pedagógica só possui um ciclo completo quando realizamos a avaliação. Ela é a essência para qualquer prática educativa. O olhar reflexivo possibilita a sistematização do que foi realizado e a absorção do que foi aprendido ao longo de todo o processo, o que ajuda a determinar intervenções. A aprendizagem demanda diferentes instrumentos de avaliação, e o foco é no processo, não no produto final.
Ferramentas digitais no processo de avaliação
A diversidade de instrumentos de avaliação pode constituir um grande desafio, perpassando nas diferentes modalidades (diagnóstica, dialógica, formativa e contínua). Hoje temos uma infinidade de ferramentas digitais que colaboram para otimização da avaliação, entre elas, destacamos algumas que trazem dinamismo ao processo avaliativo e pode ser usada para substituir as avaliações tradicionais.
Escola Digital
É uma plataforma gratuita que reúne elementos de interatividade que podem ser agregados à avaliação escolar, possibilitando vídeos, animações, games, infográficos e simuladores que enriquecem o conhecimento, possibilitando uma extensão da sala de aula.
Google Sala de Aula
No contexto da aprendizagem, as ferramentas de colaboração podem ser grandes aliadas; o Google Sala de Aula possui um grande potencial de personalizar o ensino, reforçando o trabalho em equipe e o pensamento crítico. A ferramenta possibilita que professores e estudantes usufruam de recursos que tornam o processo de aprendizado mais produtivo, integrando o celular de forma dinâmica e fomentando a exposição dos conteúdos, a organização da rotina escolar e o acesso aos materiais didáticos.
O professor pode delegar tarefas e trabalhos colaborativos, dos quais todos os alunos podem participar, com direito a buscas na internet. O docente pode gerenciar o trabalho, acompanhando o empenho e as dificuldades dos estudantes. A ferramenta possibilita o envio de trabalhos e a realização de avaliações com descrições e prazos. Tanto o professor quanto os alunos podem incluir materiais multimídia como vídeos, áudios e links da internet. As tarefas podem ser enviadas para mais de uma turma.
GoCongr
A ferramenta é gratuita, sendo um instrumento interativo, que possibilita criar grupos de estudos e compartilhar materiais junto aos estudantes, possibilitando criar conteúdo, incluindo mapas mentais, quizzes, flashcards, slides e anotações, dando dinamismo ao processo de avaliação.
Nearpod
Com a ferramenta é possível criar aulas interativas em minutos, importando recursos para despertar a atenção dos estudantes e adicionando recursos interativos, como viagens de campo virtuais, objetos 3D, questionários, enquetes; pode ser usado pelo celular.
Starline SGP
É uma plataforma que otimiza o tempo do professor com um sistema de gestão, capaz de realizar correção automática de questões objetivas e ofertar relatórios de desempenho dos estudantes. Ainda dentro da ferramenta é possível criar um banco de questões e montar um layout avaliativo. A ferramenta oferece a versão gratuita.
As ferramentas digitais permitem a construção do diálogo e o acompanhamento da aprendizagem, e a partir dos resultados tomar as decisões pertinentes, intervindo no processo de aprendizagem, despertando o interesse e permitindo interação.
Para atingir objetivos diferenciados, é necessário repensarmos a forma que avaliamos nossos alunos, dando a eles a oportunidade de participar da elaboração destes critérios. E você, querido professor, quais ferramentas digitais utiliza para otimizar a avaliação? Conte aqui nos comentários e contribua com novas práticas pedagógicas.
Um abraço,