Ícone do site Redes Moderna

5 maneiras simples de aumentar a motivação dos estudantes

Não importa o formato em que o professor esteja trabalhando, lidar com a falta de motivação dos estudantes sempre foi um desafio. O desafio, no entanto, tem aumentado desde que a pandemia assolou a nossa realidade transformando o nosso cotidiano e, consequentemente, a nossa prática pedagógica. Diariamente, professores vêm me trazer a seguinte demanda: como engajar os estudantes? Para isso, é preciso levarmos alguns tópicos iniciais em consideração:

1. O tão falado protagonismo do estudante vem ganhando cada vez mais espaço e demanda.

Aquele formato de apenas ser um ouvinte, em todas as aulas, vem sendo deixado de lado à medida que novas metodologias são aprendidas e implementadas. Especialmente em idades em que os estudantes se comunicam e criam na internet, para eles, fará cada vez menos sentido se deslocar a um espaço de aprendizagem para cumprir um papel passivo. Ser protagonista, como num filme, é ser aquele que tem sua história revelada, valorizada, é ter sua voz ouvida e suas experiências compartilhadas.

2. Com quem estou lidando?

Em meio a tantas atividades, deveres a serem cumpridos, planejamentos e avaliações a serem desenvolvidas, muitas vezes, um aspecto fundamental é esquecido: conhecer quem são os nossos alunos. O que gostam? Quais seus interesses? O que não gostam? No que se consideram bons? Quem são seus ídolos? E seus talentos? E suas músicas favoritas? E seus filmes e séries?

3. Autonomia pode ser a chave para uma educação emancipatória

Que forma não apenas pessoas para o mercado de trabalho, mas para a cidadania consciente. Autonomia para serem criativos, autonomia para resolver problemas, autonomia para criarem, inovarem, inventarem. E autonomia vem com… Opções de escolha. É preciso criarmos um ambiente escolar com mais poder de decisão aos estudantes.

Tendo isso em mente, vamos às cinco formas simples de aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes.


Espero que essas ideias ajudem na sua prática, sempre partindo do interesse pelas pessoas com quem trabalhamos e a valorização de suas trajetórias, contexto de vida e histórias.

Sair da versão mobile